Composição da CPA

O que é a CPA

CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Na FATEC, ela é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A auto avaliação se apresenta como uma oportunidade para que a Faculdade aperfeiçoe sua atuação, planeje seu futuro, contribua para a tomada de decisões e envolva toda a comunidade interna e externa no aprimoramento da qualidade do ensino. É dentro desse contexto, e contando com a colaboração de seus alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e egressos que a CPA desenvolve suas ações. A autoavaliação será permanente e periodicamente serão tornados públicos seus resultados. É atribuída à CPA a coordenação dos processos internos de avaliação da Faculdade e a sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.

Objetivos

O Programa de Avaliação Continuada FATEC tem como objetivo mais amplo oferecer instrumentos de acompanhamento, análise e avaliação de todas as funções e atividades de apoio técnico e administrativo que subsidiem o processo de desenvolvimento institucional e o estabelecimento de práticas, diretrizes e estratégias para o cumprimento da missão desta Instituição, ou seja, ser uma organização de ensino, pesquisa e extensão voltada para a realidade local e regional.

De forma mais específica, a avaliação na FATEC se propõe a:

  • Sensibilizar constantemente a comunidade acadêmica para a construção de uma cultura avaliativa visando à melhoria da qualidade na Instituição e à prestação de contas aos alunos, seus responsáveis e à sociedade em que a FATEC está inserido
  • Elaborar um diagnóstico permanente das atividades curriculares e extracurriculares (funções de ensino, pesquisa, extensão e suas formas de gestão), objetivando a orientação pedagógica dos cursos e a definição de uma concepção de excelência acadêmica a ser alcançada
  • Propor mudanças no projeto pedagógico, ouvindo os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos, incentivando-os a participar ativamente do processo avaliativo
  • Estruturar um Banco de Dados Acadêmico-Institucional para socializar o fluxo de informações relevantes da FATEC.

Dimensões

1

Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional

2

Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão

3

Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social

4

Comunicação com a sociedade

5

Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho

6

Organização e gestão da instituição

7

Estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação

8

Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional

9

Políticas de atendimento aos estudantes

10

Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Responsabilidade Social

Bolsas e Financiamentos

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