Composição da CPA
O que é a CPA
CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo Sinaes – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Na FATEC, ela é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. A auto avaliação se apresenta como uma oportunidade para que a Faculdade aperfeiçoe sua atuação, planeje seu futuro, contribua para a tomada de decisões e envolva toda a comunidade interna e externa no aprimoramento da qualidade do ensino. É dentro desse contexto, e contando com a colaboração de seus alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e egressos que a CPA desenvolve suas ações. A autoavaliação será permanente e periodicamente serão tornados públicos seus resultados. É atribuída à CPA a coordenação dos processos internos de avaliação da Faculdade e a sistematização e prestação das informações solicitadas pelo INEP/MEC.
Objetivos
O Programa de Avaliação Continuada FATEC tem como objetivo mais amplo oferecer instrumentos de acompanhamento, análise e avaliação de todas as funções e atividades de apoio técnico e administrativo que subsidiem o processo de desenvolvimento institucional e o estabelecimento de práticas, diretrizes e estratégias para o cumprimento da missão desta Instituição, ou seja, ser uma organização de ensino, pesquisa e extensão voltada para a realidade local e regional.
De forma mais específica, a avaliação na FATEC se propõe a:
- Sensibilizar constantemente a comunidade acadêmica para a construção de uma cultura avaliativa visando à melhoria da qualidade na Instituição e à prestação de contas aos alunos, seus responsáveis e à sociedade em que a FATEC está inserido
- Elaborar um diagnóstico permanente das atividades curriculares e extracurriculares (funções de ensino, pesquisa, extensão e suas formas de gestão), objetivando a orientação pedagógica dos cursos e a definição de uma concepção de excelência acadêmica a ser alcançada
- Propor mudanças no projeto pedagógico, ouvindo os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos, incentivando-os a participar ativamente do processo avaliativo
- Estruturar um Banco de Dados Acadêmico-Institucional para socializar o fluxo de informações relevantes da FATEC.
Dimensões
1
Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional
2
Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão
3
Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social
4
Comunicação com a sociedade
5
Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho
6
Organização e gestão da instituição
7
Estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação
8
Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional
9
Políticas de atendimento aos estudantes
10
Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.